Moçambique implementa “e-Mark”

O país irá implementar, este ano, o esquema "e-Mark".  Para o efeito, o INNOQ, como entidade responsável pela metrologia legal no país e sob tutela no Ministro da Indústria e Comércio, enviou três técnicos para uma capacitação em implementação do esquema desta marca em Windhoek, capital da República da Namíbia, na Instituição Namibiana de Normas e Metrologia.

O “e-mark” é um esquema de controlo de quantidade dentro das prescrições legais de metrologia e regulamentos que garante que o consumidor receberá a quantidade declarada nos pacotes de produtos pré-medidos.

O esquema beneficia também o empacotador na medida em que reduz o transbordamento sem penalizar o consumidor, resultando em economia para o empacotador.

O empacotador pode, em determinadas circunstâncias, colocar uma marca a em produtos pré-embalados. O "e-Mark” não é obrigatório mas, quando usado, é uma garantia de que as mercadorias a que foi aplicada foram embaladas de acordo com a norma SANS 1841, sobre o Controlo da Quantidade de Conteúdos dos produtos pré-medidos dentro das prescrições da legislação metrológica legal. A marca irá ajudar os empacotadores ou fabricantes locais a terem acesso aos mercados da região da SADC, da União Europeia e outros, uma vez que a marca é reconhecida em outros países quando suportada por documentos relevantes.