Metrologia

O Vocabulário Internacional de Metrologia VIM define Metrologia como sendo a ciência das medições e suas aplicações envolvendo todos os aspectos teóricos e práticos da medição independentemente da sua incerteza de medição e do seu campo de aplicação.

O conceito de medição envolve a comparação de uma determinada grandeza (sob teste ou estudo) com outra da mesma espécie (Padrão) com o objectivo de obter informações sobre a grandeza em estudo envolvendo técnicas, instrumentos de medição e referências de comparação.

Já no tempo das primeiras civilizações existia a necessidade de medir. Durante um longo período de tempo cada povo usava o seu próprio sistema de medidas baseado em unidades aleatórias e pouco precisas tais como vara, pedra ou mesmo uma parte do corpo (exemplo: palmo, pé, côvado, braça, polegada, jarda, etc.). No entanto, devido a imprecisão associada a esses sistemas e a não familiaridade do sistema por parte de pessoas de outras regiões acabavam se criando muitos problemas e muitas irregularidades.

A metrologia está presente em praticamente todos os ramos de actividade, incluindo aqueles em que os conhecimentos requeridos para praticá-la sejam os mais básicos e pode ser praticada em diferentes área, tais como, produção industrial, saúde, protecção ambiental, segurança e validação de teorias. Ela tem uma relação profunda com a qualidade. Na verdade a metrologia garante a qualidade do produto final dando maior confiança ao cliente e agindo com um diferenciador em termos tecnológicos comerciais para as empresas. Por meio da calibração a metrologia reduz o consumo e desperdício de matéria-prima e ainda a possibilidade de rejeição do produto evitando desgastes e transtornos que podem comprometer sua imagem no mercado. 

A metrologia está dividida em 3 áreas a saber:

  • Metrologia Legal
  • Metrologia Científica (Primária ou Fundamental)
  • Metrologia Industrial

 

Metrologia Legal 

Como o próprio nome sugere é a área da metrologia ligada a protecção ao consumidor de medições incorrectas nas transacções comerciais, saúde, segurança e ambiente de trabalho.

Metrologia Industrial

É a parte da metrologia que assegura o funcionamento adequado dos instrumentos de medição utilizados na indústria bem como nos processos de produção e ensaio, através da calibração e garantia da rastreabilidade.

Metrologia Científica

Realiza as unidades de medida a partir da definição, recorrendo a ciências (física e outras) e as constantes físicas fundamentais, desenvolvendo, mantendo e conservando os padrões de referência. Actua a nível da mais alta exactidão e incerteza, sendo independente de outras entidades em termos de rastreabilidade. A garantia dos valores obtidos assenta fortemente na comparação Interlaboratorial com outros laboratórios primários.