O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, IP) realizou, de 7 a 8 de Outubro, na província de Inhambane, um seminário divulgação das propostas de Normas Moçambicanas de Fogões Limpos e Soluções de Cozinha Limpas.
O encontro reuniu produtores, artesãos, comunidades, academia e autoridades locais, com o objectivo de recolher contributos para a definição de normas que garantam cozinhas mais seguras, sustentáveis e amigas do ambiente.
Na abertura, o Director-Geral Adjunto do INNOQ, IP destacou a importância de ouvir quem trabalha directamente com os instrumentos de combustão usados diariamente nas comunidades.
Por sua vez, o representante da Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Inhambane, Mauro Quirino, elogiou iniciativas como a da Kulima, que promove fogões melhorados, fixos com chaminé e modelos móveis, concebidos para reduzir o consumo de combustível e as emissões de fumo.
O evento contou com o apoio da belgiandevelopmentagency (ENABEL), parceira do INNOQ, IP na promoção de cozinhas limpas e soluções energéticas sustentáveis.