Quais são os objectivos da Normalização?

Os objectivos da Normalização decorrem da definição acima, podendo ter a Normalização um ou mais objectivos específicos, nomeadamente assegurar a aptidão ao uso de um produto, processo ou serviço. Esses objectivos podem ser, mas não se restringem a, gestão da diversidade, facilidade de utilização, compatibilidade, intermutabilidade, saúde, segurança, protecção do ambiente, protecção do produto, entendimento mutuo, desempenho económico e comercial. Dentre os vários objectivos destacam-se os seguintes:

  • Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos permitindo uma melhor organização e coordenação do processo produtivo;
  • Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
  • Promoção da qualidade de vida: segurança, saúde e proteção do ambiente;
  • Proteção do Consumidor: Através da garantia de uma adequada qualidade dos bens e dos serviços provendo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos mesmos;
  • Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflituantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial.

Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.