Quais são os benefícios das Normas Moçambicanas (NM)?

As NM’s asseguram que os produtos e os serviços são seguros e de alta qualidade.

Para as organizações: As normas são ferramentas estratégicas para reduzir custos através da diminuição de erros e desperdícios, incrementando a produtividade. As normas permitem as organizações aceder a novos mercados, regular o mercado dos países em desenvolvimento e facilitar o comércio livre e justo.

Para seu negócio: As normas são ferramentas estratégicas e directrizes que ajudam as organizações abordar as questões de mudança relacionado com a maior demanda nos negócios modernos. Estas normas, asseguram que as operações comerciais sejam mais eficientes possível, incrementar a produdividade e permite a organização entrar e/ou concorrer de forma eficaz a novos mercados.

Para a sociedade em geral: Quando os produtos e serviços ajustam-se a normas, os consumidores podem ter a confiança de que são seguros, confiáveis e de boa qualidade. Por exemplo, as normas e matéria de Boas Praticas de Fabrico e Higiene, Segurança Ocupacional e Acesso ao Meio Físico, entre outras, as quais ajudam a sociedade a criar uma mente mais segura. Para assegurar estes benefícios, INNOQ apoia e fomenta a participação das Associações de Consumidores incluindo individualidades nas actividades de desenvolvimento de normas para que conheçam a maneira direita das necessidades.

Para o governo: Apoia a entidade legislativa através da elaboração e publicação de normas técnicas (por referencia a normas). As normas são baseadas na experiencia nacional e internacional, por isso, são um recurso vital para os governos desenvolver regulamentos. Assim, os governos podem fazer com que as normas sejam um requisito mandatário, criando uma serie de benefícios:

  • O critério dos expertos ou peritos - As normas são desenvolvidas por expertos ou peritos. Mediante a integração da norma nos regulamentos técnicos nacionais, os governos podem beneficiar-se da opinião de tais expertos sem ter que recorrer aos seus serviços diretamente.
  •  Abertura do mercado – As normas são desenvolvidas por peritos ou expertos na área que representam interesses de diversos sectores (produtor, regulador, investigador, associações de profissionais, consumidor, entre outros) permitindo desta maneira reconhecer o valor dos requisitos técnicos que nelas são definidas, assegurando aceitação por parte de todos.