Eventos

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) em parceria com Governo da Província de Tete através da Direcção Provincial da Indústria e Comércio está a organizar um seminário cujo objectivo é Sensibilizar os Intervenientes dos sectores público e privado sobre a importância das normas e do Ponto de Inquérito para Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT), o qual irá decorrer no dia 16 de Novembro de 2015.

»

O INNOQ foi criado com o objectivo fundamental de impulsionar e coordenar a Política Nacional da Qualidade, através da concretização de actividades de Normalização, Metrologia, Certificação e Gestão da Qualidade, que visem o desenvolvimento da economia nacional.Desde à sua criação que o INNOQ vem reforçando o seu papel como interveniente efectivo e de relevo na promoção da qualidade em Moçambique.

»

O INNOQ organiza, no dia 24 de Março de 2016, as 8:00h, nas suas instalações, em Zimpeto, um seminário alusivo a celebração do seu  23º aniversário.

Este evento constitui  uma oportunidade  para o INNOQ juntamente com os seus parceiros compartilharem informações sobre os últimos desenvolvimentos nos domínios da normalização, metrologia e certificação.

»

Celebra-se no dia 20 de Maio o Dia Mundial da Metrologia. Esta celebração visa assinalar a passagem de mais um aniversário da assinatura da Convenção do Metro, ocorrida em 20 de Maio de 1875. Esta convenção fornece ferramentas básicas para um sistema coerente de medições em todo o mundo.

A celebração do evento é feita sob um lema escolhido pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em coordenação com a Organização Internacional de Metrologia Legal OIML. 

»

Celebra-se no dia 14 de outubro o Dia Mundial da Normalização. A celebração é feita anualmente por  milhares de especialistas que compartilham seus conhecimentos para desenvolver normas internacionais.

»

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Metrologia, assinalado no Dia 20 de Maio de 2017, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) realiza, no dia 31 de Maio, quarta-feira, em Pemba, Kauri Resort, às 9:00 horas, um seminário sob o tema “Medições para os transportes”.

»

O INNOQ vai organizar nos dia 21 e 22 de Maio de 2018, as 9h, no Radisson Blu Hotels & Residence – Av. Marginal, Maputo, dois seminários alusivo a Celebração do  Dia Mundial da Metrologia.

»

Celebra-se a 9 de junho de 2018, o Dia Mundial de Acreditação. A celebração da efeméride surge como uma iniciativa global estabelecida conjuntamente pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e pela Cooperação Internacional de Acreditação de laboratórios (ILAC), para elevar a conscientização sobre a importância de acreditação. Este ano a data é celebrada sob o lema “Acreditação Propiciando um Mundo Seguro”.

»

O Dia Mundial da Qualidade foi Introduzido pelas Nações Unidades em 1990 e  celebrado na segunda quinta-feira de novembro, tem como objetivo enfatizar a importância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, além de aumentar a conscientização global com vistas ao crescimento e a prosperidade de todos os países.

»