Home Metrologia Metrologia Científica

Metrologia Científica

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Fundamentalmente, trata da pesquisa de sistemas, equipamentos e métodos de medição, bem como do desenvolvimento de padrões de medida e sua manutenção nos níveis mais elevados.

Divulgação de unidades do SI

O Sistema Internacional de Unidades (SI), foi criado pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1960, configurando a versão então actualizada do denominado Sistema Métrico, criado pela Convenção do Metro, em 1875. Nas últimas décadas, o SI foi sendo actualizado, acompanhando a evolução tecnológica.

As unidades SI são subdivididas em grandezas e unidades de base e grandezas e unidades derivadas. As primeiras grandezas e unidades de base foram aprovadas em 1889 e as mais recentes em 1983.

Básicas

  1. Unidade de comprimento (metro) m;
  2. Unidade de Massa (quilograma) Kg;
    O quilograma é a unidade de massa; é igual à massa do protótipo internacional do quilograma. (3ª CGPM- 1901- pág. 70 das actas).
  3. Unidade de tempo (segundos) s;
    O Segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133. (13ª CGPM- 1967- Resolução 1).
  4. Unidade de corrente elétrica (ampere) A;
    O ampere é a intensidade de uma corrente constant que, mantida em dois condutores paralelos rectilíneos, comprimento infinito, de secção circular, desprezável e colocados à distância de 1 metro um do outro, no vazio, produziria entre estes condutores uma força igual a 2x10-7 por metro de comprimento. (9ª CGPM- 1948- Resolução 2).
  5. Unidade de temperatura Termodinâmica (Kelvin) K;
    O Kelvin, unidade de temperature termodinâmica, é a fracção 1/273, 16 da temperature termodinâmica do ponto triplo da água. (13ª CGPM- 1967- Resolução 4).
  6. Unidade de quantidade da Matéria (mole) mol;
    A mole é a quantidade de material de um sistema contendo tantas entidades elementares quantos os átomos que existem em 0,012Kg do carbon 12. Quando se utiliza a mole, as entidades elementares devem ser especificadas e podem ser átomos, moléculas, iões, electrões, outras partículas ou agrupamentos especificados de tais partículas. (14ª CGPM- 1971- Resolução 3).
  7. Unidade de intensidade luminosa (candelas) cd;
    A candela é a intensidade luminosa, numa dada direcção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540x1012 Hz e cuja intensidade nessa direcção é 1/683 W.sr-1. (16ª CGPM- 1979- Resolução 3).

Derivadas


Unidades Derivadas do SI com nomes e símbolos especiais

Grandeza Nome Símbolo Unidade derivada do SI
Expressão em unidades de base SI
Ângulo plano radiano rad m.m¹=1
Ângulo sólido estarradiano sr m².m-²=1
Frequência hertz Hz S-²
Força newton N m-¹.Kg.s-²
Pressão, tensão pascal Pa m.Kg.s-²
Energia, Trabalho, Quantidade de calo joule J m²Kg.s-²
Potência, fluxo energético walt W m²Kg.s-³
Quantidade de electricidade, carga eléctrica colomb C s.A
Diferença de potencial eléctrico, força electromotriz volt V m²Kg.s-³.A-¹
Capacidade eléctrica farad F m²Kg-¹.s-&sup4;.A²
 

Próximos Eventos

Não há eventos programados.
Ver calendário completo